quinta-feira , julho 19 2018
Página Inicial / Cidades / Pereira Barreto completa 79 anos. Novo Oriente 89

Pereira Barreto completa 79 anos. Novo Oriente 89

DA REDAÇÃO

A Estância Turística de Pereira Barreto completa 79 anos de sua emancipação nesta sexta, 11, mas, Novo Oriente, neste mesmo dia está completando 89 anos. Formalizada como Distrito de Novo Oriente 10 anos antes de sua elevação a município, mas com a data que determinou sua fundação, de fato.

Fundada como Distrito em 11 de Agosto de 1928, a região recebeu o nome de Novo Oriente por receber um grande número de colonos japoneses que trabalhavam na lavoura da região. A Sociedade Colonizadora do Brasil LTDA adquiriu estas terras exatamente em 11 de Agosto de 1928, tornando-a um distrito conhecido como Novo Oriente, nome dado devido ao alto número de colonos orientais que passaram a residir no local.

Quer tecidos e confecções? Vem pra Fatinha

Apenas dez anos depois, em 1938, o distrito ganhou Status de Município – e não foi em 11 de Agosto. Foi aí que a cidade foi batizada como Pereira Barreto. Mesmo com o novo nome, ela jamais perdeu sua forte ligação com a colônia japonesa ao longo de sua História. E se, o município somente pôde existir graças à Sociedade Colonizadora do Brasil LTDA, atualmente, outra Instituição contribui para o desenvolvimento de Pereira Barreto, a ACEP – Associação Cultural e Esportiva de Pereira Barreto – que é de responsabilidade da colônia.

Conheça nossos produtos. Você vai ficar ainda mais bonita

As fortes ligações do município com a colônia japonesa vão muito além do nome e de sua fundação. Descendentes legítimos de japoneses, filhos de orientais que deixaram o Brasil e ajudaram a construir Pereira Barreto, estão em praticamente todas as ramificações da sociedade pereirabarretense. A cultura da cidade basicamente se confunde com a cultura oriental, numa fusão que, há quase 100 anos vem dando muito certo.

Seja no comércio, seja na política, brasileiros e descendentes convivem em harmonia e contribuíram para dar vida e manter vivo um dos municípios com maior atrativo turístico de toda a nossa região.Muito embora Pereira Barreto tenha deixado de se chamar Novo Oriente, ela continua sendo um oriente novo para todos: sejam brasileiros ou descendentes.

Seu automóvel em boas mãos. Nos visite
Print Friendly, PDF & Email

Veja também

“A Cavalgada é um evento tradicional e fortalece o comércio local”, diz participante

DA REDAÇÃO A decisão da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto de retirar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Banner to display

Clique e confira