domingo , Abril 22 2018
Página Inicial / Ilha Solteira / Hidrômetros são substituídos em Ilha Solteira

Hidrômetros são substituídos em Ilha Solteira

POR Naian Lucas Lopes

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ilha Solteira realizou um levantamento para saber quantos hidrômetros (aparelho medidor de água), que  registra mensalmente o consumo das residências, comercio e indústria, para poder fazer a manutenção deste objeto.

De acordo com informações da assessoria de comunicação e imprensa do Poder Executivo ilhense, 11.491 ligações de água existem na cidade. O levantamento ainda aponta que 760 hidrômetros estão parados ou com o visor de leitura com problema.

Por conta disso, tornou-se necessário à Prefeitura comprar medidores para fazer a substituição, onde os moradores não vão precisar pagar. A troca é de responsabilidade do DAE – Departamento de Água e Esgoto – e a ação já está sendo feita.

DESPERDIÇO

No último dia 27 de Dezembro de 2017, em Sessão Extraordinária, os vereadores da Câmara Municipal da Estância Turística de Ilha Solteira aprovaram o reajuste de 30% da tarifa de água e esgoto. O projeto foi enviado pelo prefeito Otávio Gomes (DEM) e seis legisladores foram favoráveis. Houve muita polêmica, pois uma parte da população era contra o aumento, enquanto um outro grupo defendeu a ação para que o serviço seja melhorado.

Diante disto, a Associação dos Moradores Amigos de Ilha Solteira (AMAIS) protocolou um requerimento  na Prefeitura para saber qual o volume médio de água captado pelo Poder Executivo Municipal e a quantidade de perda.

De acordo com o documento enviado pela Administração Pública, o serviço de água e esgoto de Ilha Solteira tem uma média de captação de volume de 317.364 m³ por mês. Já a quantidade de perda chega a ser de 64.658 m³ por mês. Isso ocorre por causa de furtos de água, adulteração do medidor feito por moradores, problemas de vazamentos, entre outras coisas.

O que mais chamou atenção é o percentual que a cidade de Ilha Solteira desperdiça de água captada. Segundo o Poder Eexecutivo ilhense, dos 317.364 m³ captado, 20% é desperdiçado. Uma quantidade preocupante.

Print Friendly, PDF & Email

Veja também

Locomotiva para em acesso de veículos e deixa trânsito lento em Andradina

POR Juliete Costa Em uma das passagens da ferrovia de Andradina, cerca de quatro vagões …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Banner to display

Clique e confira