terça-feira , Abril 24 2018
Página Inicial / Auriflama / Com NASF, Prefeitura de Auriflama tenta prevenir doenças e diminuir giro de sistema de saúde

Com NASF, Prefeitura de Auriflama tenta prevenir doenças e diminuir giro de sistema de saúde

POR Vinicius Alves

A Prefeitura Municipal de Auriflama, através do Departamento de Saúde, tem utilizado ferramentas para que pacientes frequentem menos o sistema médico da cidade. A nova ação vem sendo avaliada pelos moradores do município e pelas próprias autoridades, o objetivo é evitar doenças que podem ser prevenidas.

 A ideia é que o NASF – Núcleo de Apoio à Saúde Família – reúna inúmeras atividades referente a nutrição, disponibilizando cartilhas com cardápio, ajudando seus pacientes e gerando economia nos cofres públicos, participando ativamente da saúde da população. Segundo apurou a reportagem, com isso, é possível que muitos casos que acabem surgindo à porta do sistema de saúde, sejam evitados.

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares, permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde.

Com equipes de multiprofissionais que atuam de forma integrada com as ES – Estratégia de Saúde da Família – as equipes de atenção básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da Saúde.

Print Friendly, PDF & Email

Veja também

Mulher suspeita de esfaquear o companheiro após descobrir traição é presa em Bandeirantes D’Oeste

POR Juliete Costa Uma mulher de 47 anos, que não teve o nome divulgado, foi …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Banner to display

Clique e confira