DA REDAÇÃO

O período de seca parece que vai quebrar todos os recordes em alguns municípios da região em 2018. Algumas das cidades de cobertura do Portal Fatos Regionais já completaram 110 dias sem chuva neste sábado, 21. Outros municípios estão há 62 dias sem registro de chuvas.

Os dados são da UNESP – Universidade Estadual Paulista – no campus da Estância Turística de Ilha Solteira que possui uma área de Meteorologia e que faz levantamento diário do tempo em 09 cidades nas proximidades da Estância.

Os números disponibilizados chamam a atenção justamente pelo alto período sem registro de chuvas. Completaram 110 dias de seca municípios como a própria Ilha Solteira, além da também Estância Turística de Pereira Barreto, Itapura, Populina, Sud Mennucci e Suzanápolis. Já Paranapuã completou neste sábado 97 dias sem que houvesse chuva, já Marinópolis e Dracena estão na seca há 62 dias.

Como não há previsão de chuva para os próximos dias, a expectativa dos meteorologistas é que o período de seca supere o número histórico registrado no ano de 2011 quando ficou sem chover por cerca de 120 dias na região. Em Ilha Solteira, naquela ocasião, o período de seca permaneceu exatamente por 4 meses, entre junho e outubro.

Segundo a meteorologia, a expectativa é de que não chova em grandes proporções na região nas próximas semanas. “Há uma pequena mancha nos mapas que indicam possibilidade para o mês de Agosto, mas a aposta geral é para o mês de setembro”, informou uma fonte da reportagem.

Evidente que, em meteorologia, tudo muda muito rapidamente porque depende, principalmente, das condições climáticas que sofrem interferências quase que diariamente. Porém, caso a previsão se confirme, é possível que os municípios possam chegar a incríveis 150 dias sem que se registre chuva.

Vale ressaltar que, para a Meteorologia, é considerado chuva apenas precipitações acima de 10mm. “Menos do que isso, não se considera chuva porque não serve para modificar temperatura, irrigar a terra ou qualquer coisa que o valha”, explicou um especialista.

Print Friendly, PDF & Email