DA REDAÇÃO

Um dos vereadores mais experientes da atual legislatura da Câmara Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto é também considerado o melhor. Ao menos é o que indica pesquisa realizada pelo Grupo Fatos Regionais nesta semana por telefone e via internet.

Trata-se de João Thereza (PMDB). O vereador que ficou em segundo lugar nas eleições 2016, angariou apoio popular ao longo do primeiro ano de mandato e liderou os resultados da pesquisa. Ele aparece à frente com 25% dos votos dos entrevistados.

Combativo e com opiniões fortes, João Thereza vem chamando a atenção na atual legislatura por conta de suas posições firmes. Disparado, o vereador que mais discursa na tribuna durante as sessões do Poder Legislativo, ele não poupa ninguém de suas opiniões e manifestações.

Em seu 4º mandato não consecutivo como vereador, o professor de educação física João Thereza sempre esteve nos holofotes quando estava em vereança. Responsável pela compra do atual prédio da Câmara Municipal, quando foi presidente da Casa, chegou a ser um dos únicos vereadores a fazer oposição ao então prefeito Arnaldo Enomoto, ainda no primeiro mandato. Nas Eleições 2016 conquistou o eleitorado sendo o segundo mais votado.

Em segundo lugar na pesquisa ficou um ex-vereador. Isso mesmo. Cassado em meados do mês de Julho, o ex-vereador Antônio Dias Pereira (PSB) foi lembrado na pesquisa e ficou empatado tecnicamente, mas atrás numericamente de seu ex-colega João Thereza. Com 22%, Dias aparece bem colocado, mostrando que a população continua o apoiando, mesmo após a cassação. Na época, pesquisa do Fatos Regionais indicou que a maioria da população era contra sua cassação.

O atual presidente da Câmara, vereador Chico Barbeiro (PRB) aparece em terceiro lugar. Com 19% ele está empatado tecnicamente, mas atrás numericamente, de Dias, vereador que ele ajudou a cassar. Chico Barbeiro se destacou ao longo do ano por conta de suas posições, como a de defender a devolução de R$ 580 mil para a Prefeitura como economia de seu mandato, mesmo com vereadores e imprensa lembrando que parte da devolução se deu por conta da queda do salário dos vereadores.

Em quarto lugar, e último vereador com dois dígitos na votação, ficou Cleber Mariani (PMDB). Com 10% dos votos, ele aparece bem atrás dos três primeiros colocados. Clebinho, como é conhecido, vem se transformando numa figura folclórica na política pereirabarretense devido a seus comentários sinceros e, nem sempre, planejados. Ele é um dos favoritos para a presidência da Câmara em 2018.

Outros vereadores foram citados, mas bem abaixo dos primeiros colocados que acabaram ficando embolados na opinião popular. Apenas os vereadores Baiano (PSC) e Carlão da Água não atingiram 1% dos votos. O último, sequer foi lembrado. Confira os números completos.

1º João Thereza (PMDB) – 25%

2º Antônio Dias Pereira (PSB) – 22%

3º Chico Barbeiro (PRB) – 19%

4º Cléber Mariani (PMDB) – 10%

5º Professor Duno (PTB) – 7%

6º Walt Disney (PV) – 6%

7º Isac Motorista (PSB) – 4%

8º Vitor Fachini (PSD) – 4%

9º Tuquinha (PSB) – 2%

10º – Dega (PDT) – 1%

11º Baiano (PSC) – 0%

12º Carlão da Água (PDT) – 0

Print Friendly, PDF & Email